"JESUS O MESTRE DOS MESTRES"

“QUE O MESTRE DA VIDA, JESUS; mostre-lhe que educar é um exercício diário em busca da superação dos nossos limites, lhe ensine a não ter medo de viver e a compreender os ensinamentos mais difíceis da sua história. QUE O MESTRE DO AMOR lhe ensine que a vida é o maior espetáculo no teatro da existência. Depois da mais longa noite surgirá o mais belo amanhecer.”

ESPERE-O

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

DIGA NÃO AO BULLYNG!

O QUE É BULLYING?




               
O BULLYING É UM TERMO AINDA POUCO CONHECIDO DO GRANDE PÚBLICO. DE ORIGEM INGLESA SEM TRADUÇÃO AINDA NO BRASIL, É UTILIZADO PARA QUALIFICAR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NO ÂMBITO ESCOLAR, PRATICADOS TANTO POR MENINOS QUANTO POR MENINAS. OS ATOS DE VIOLÊNCIA (FÍSICA OU NÃO) OCORREM DE FORMA INTENCIONAL E REPETITIVA CONTRA UM OU MAIS ALUNOS QUE ENCONTRAM IMPOSSIBILITADOS DE FAZER FRENTE ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS. TAIS COMPORTAMENTOS NÃO APRESENTAM MOTIVAÇÕES ESPECÍFICAS OU JUSTIFICÁVEIS. EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, SIGNIFICA DIZER QUE, DE FORMA “NATURAL”, OS MAIS FORTES UTILIZAM OS MAIS FRÁGEIS COMO MEROS OBJETOS DE DIVERSÃO, PRAZER E PODER, COM O INTUITO DE MALTRATAR, INTIMIDAR, HUMILHAR E AMEDRONTAR SUAS VÍTIMAS.
2. QUAIS SÃO AS FORMAS DE BULLYING? NORMALMENTE  EXISTEM MAIS MENINOS OU MENINAS QUE COMETEM BULLYING ?
AS FORMAS DE BULLYING SÃO:
• VERBAL:  (INSULTAR, OFENDER, FALAR MAL, COLOCAR APELIDOS PEJORATIVOS, “ ZOAR”);
• FÍSICA E MATERIAL:  (BATER, EMPURRAR, BELISCAR, ROUBAR, FURTAR OU DESTRUIR PERTENCES DA VÍTIMA);
• PSICOLÓGICA E MORAL: (HUMILHAR, EXCLUIR, DISCRIMINAR, CHANTAGEAR, INTIMIDAR, DIFAMAR);
• SEXUAL:    (ABUSAR, VIOLENTAR, ASSEDIAR, INSINUAR);
• VIRTUAL OU CIBERBULLYING:  (BULLYING REALIZADO POR MEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: CELULARES, FILMADORAS, INTERNET ETC.);
ESTUDOS REVELAM UM PEQUENO PREDOMÍNIO DOS MENINOS SOBRE AS MENINAS. NO ENTANTO, POR SEREM MAIS AGRESSIVOS E UTILIZAREM A FORÇA FÍSICA, AS ATITUDES DOS MENINOS SÃO MAIS VISÍVEIS. JÁ AS MENINAS COSTUMAM PRATICAR BULLYING MAIS NA BASE DE INTRIGAS, FOFOCAS E ISOLAMENTO DAS COLEGAS. PODEM, COM ISSO, PASSAR DESPERCEBIDAS, TANTO NA ESCOLA QUANTO NO AMBIENTE DOMÉSTICO.