"JESUS O MESTRE DOS MESTRES"

“QUE O MESTRE DA VIDA, JESUS; mostre-lhe que educar é um exercício diário em busca da superação dos nossos limites, lhe ensine a não ter medo de viver e a compreender os ensinamentos mais difíceis da sua história. QUE O MESTRE DO AMOR lhe ensine que a vida é o maior espetáculo no teatro da existência. Depois da mais longa noite surgirá o mais belo amanhecer.”

ESPERE-O

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

Para todos Educadores que acreditam que podemos ter uma Educação Pública de Qualidade!

Trem da partida e da chegada


O dia amanheceu lindo, os preparativos para a viagem começavam. A família estava eufórica. Todos estavam felizes. Lembranças boas de infância. Íamos viajar. Toda a família vestiu sua melhor roupa, e partimos no carro do meu tio, rumo à estação ferroviária pela primeira vez. Agora iríamos conhecer um trem de pertinho! A locomotiva aparecia ao longe puxando os vagões de uma maneira majestosa e singular, e ia se aproximando vagarosamente até parar. Esperávamos pacientemente, não estávamos com pressa, afinal, o nosso sonho de viajar de trem nos deixava em estado de graça.Sonhávamos com aquele momento toda a nossa vida.   

A felicidade era imensa. Desde que me dei por gente recordo dos trens como algo bastante chegado a minha infância. Quando embarcamos no trem ouvimos um apito e logo em seguida as portas se fecharam e o trem começou a andar. A viagem era uma longa estrada que se descortinava a nossa frente. O tempo corria paralelo a ela. E o trem seguia a viagem, parando nas estações, era um reiniciar inalterável cada vez que ele chegava e cada vez que ele saia, era um entra e sai de passageiros, cada um seguindo o seu destino.  

O barulho do trem nos trilhos era um ruído bom, familiar, aconchegante. A vegetação, as paradas nas estações, as pontes e plataformas, o saracotear dos vagões, o apito, nos davam a sensação de felicidade e de paz.  

Uma viagem de trem nunca é monótona. É uma viagem através dos tempos. A lembrança da nossa primeira viagem de trem faz-me a alma levitar. O sentimento de ver uma locomotiva apitando, a história vivida numa simples viagem de trem, o prazer de ver o trem chegar e partir, tudo isso são coisas que me preenchem o coração.  

Naquela viagem, o dia inteiro o trem correndo em trilhos, tantas estações e paradas, quanto mundo novo ali dentro daquela locomotiva. Essa viagem foi algo inesquecível. Hoje sei, que a nossa vida pode ser comparada a uma viagem de trem. Provavelmente há muita gente em nossos dias que não teve a oportunidade de fazer uma viagem dessas, mas certamente todos podem imaginar como deve ser esta experiência. No percurso desta viagem há muitas paradas, com pessoas entrando e saindo dos vagões.  

Pode haver algum acidente no percurso, algumas surpresas boas ou ruins. Assim, é a viagem da vida, cheia de sonhos, expectativas, tempo de espera e de adeus, sem nunca termos a chance de voltar no tempo. É por isso que a nossa viagem no trem da vida é especial e unica. Sou deslumbrada pelas imagens de trens. Quando as admiro, me vem ao pensamento à imponência e a alegria da chegada, e também tantos encontros que ficam por fazer, tantos desencontros que não se realizam que passam por linhas paralelas. Encontros e desencontros, pois o trem da chegada é o mesmo da partida.  

Uma viagem de trem pela vida é como abrir portas, muitas vezes trancadas dentro de nós. Esse trem parte e chega todo dia. Causador de nossos sonhos e fantasias, intenso e elevado, delineia a sua passagem pelos trilhos, obedecendo a vontade de onde ele quer chegar. Pinta a porta aberta à aventura da saída e da chegada. E assim, corta a paisagem, os campos, corre ao longo dos rios, ressoa nos vales, desbravando fronteiras, levando nossos sonhos e lembranças, carregando as emoções no destino inscrito em sua rota.  

Nesse ano que está a passar tão rápido, (aliás, os dias as horas e os minutos, ultimamente, têm passado tão rápido que chega a ser assustador) o trem da vida, que partiu, faz a sua volta com tamanha velocidade, que quando menos se espera está chegando com novas possibilidades em busca de novas perspectivas e esperanças. Seu barulho ressoa em nossos corações com votos de que a toda partida e toda chegada possa servir para o aprendizado de todos que faz essa viagem sem saber o que a vida “nesse indo e vindo infinito” procura a todos os momentos, mesmo naqueles em que o trem desliza vagarosamente pelos trilhos, ou quando, nos surpreende com sacolejos está querendo nos dizer algo.  

Então, que os dias dessa viagem, inevitável, de idas e voltas (que às vezes é mais longa para uns que para outros) possa nesse momento de MUDANÇAS serem de UNIÃO E FORÇAS para que o trabalho realizado nesse colégio continue sendo em equipe e, como sempre foi usado em benefício de todos os educadores e educandos que acreditam que só NÓS, (que está dentro desse contexto) possa em todas as partidas e chegadas, encontrar forças, para fazer dessa missão, de EDUCADOR, uma busca constante de realizações, sabedoria, paz, alegria, solidariedade e MUITO AMOR. Não podem perder essa viagem. Ouvi falar que a felicidade e as aspirações mais luminosas estão na passagem desse trem. Corram, todos, para não perder a oportunidade, de juntos, abraçarem a nobre missão de educar por serem os escolhidos por Deus.    

Amélia Hamze –  Profª da FEB/CETEC / com adaptações feitas por: Vera Araújo   

Desejo a todos, educadores, que a “nossa viagem” seja construída de verdades, compreensões, amizades, harmonia, tolerância, sabedoria, benevolência e, acima de tudo que possamos ter a sabedoria de conviver respeitando os limites, e a opinião que cada um de nós traz ao longo da vida.  

      COM MUITO CARINHO! 


Vera Araújo 


 Coordenadora Pedagógica do EJA