"JESUS O MESTRE DOS MESTRES"

“QUE O MESTRE DA VIDA, JESUS; mostre-lhe que educar é um exercício diário em busca da superação dos nossos limites, lhe ensine a não ter medo de viver e a compreender os ensinamentos mais difíceis da sua história. QUE O MESTRE DO AMOR lhe ensine que a vida é o maior espetáculo no teatro da existência. Depois da mais longa noite surgirá o mais belo amanhecer.”

ESPERE-O

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

domingo, 10 de julho de 2011

COMO ESTÁ A NOSSA EDUCAÇÃO?


Observem as propagandas do governo sobre educação que são veiculadas diariamente. Que MEC, CAPES, que políticas públicas são essas que sucatearam esse processo educativo, que o transformou, como afirmam os pós-modernistas, em mais um produto banal, descartável. Estudar, refletir, pesquisar, dialogar, ler, escrever, respeitar professores e colegas são atributos sufocados por políticas de total descrédito da Educação, no sentido mais bonito que a palavra possa ter. Quem quiser ver, com clareza, sem miopia, sem opacidades, observe a confusão, o caos que o Ministério da Educação consegue fazer, por exemplo, com o Enem, com as cotas, com o vestibular...


As escolas superiores particulares surgem no dia a dia como se inauguram barzinhos. E vale tudo: *Educação a distancia: - Aula presencial uma vez por semana. - *Inscreva-se e ganhe um Tablet -*Traga um amigo e ganhe 20% de desconto... *Marque hora para seu vestibular. As faculdades particulares são um nicho, hoje, de empresários frenéticos por lucro a qualquer custo, agentes perversos de um capitalismo "trator" que anula qualquer respeito acadêmico, toda e qualquer sacralização do saber, do conhecer, do aprender... A Educação contemporânea, pasme, é pior em qualidade do que na época desastrosa da ditadura (1964-1984). Vendem-se, hoje, títulos acadêmicos que nem badulaques na 25 de março, pois o mais importante é ter um diploma - o conhecimento ficou de lado. E a cada dia que passa a Educação, no Brasil, torna-se menos valorizada, não é interessante para os nossos governantes, ter um povo instruído, que ler muito e que sabe pensar com sabedoria, pois este povo irá, certamente, saber exigir os direitos básicos que são para todos: uma educação de qualidade, uma saúde eficaz, alimentação, moradia... É melhor que o nosso povo continue "achando" que o bolsa família (a qual, os pais só enviam o filho para a escola com medo de perder esse benefício), vale gás, entre outros, são para ajudar o povo e, esquecem o que é de direito e de dever, daqueles que nos representam: na presidência, no senado, na câmara dos deputados, na prefeitura e na câmara de vereadores, pois foram colocados lá por nós (o povo), através do voto, e não fazem mais que a sua obrigação em buscar soluções para amenizar tantos descasos vividos e sofridos.